Quer um jardim mais perfumado?

Selecionamos as plantas mais perfumadas para você ter no jardim da sua casa.

Lantana trepadeira ou lantana camara: é uma planta de clima equatorial, subtropical e tropical. Sua floração ocorre de Abril a Maio, altura média de 0.9 a 1.2m. Deve ser cultivado a pleno sol e em solo fértil enriquecido com composto orgânico. Deve ser regada periodicamente, é tolerante ao frio e às podas.

Gardênia Jasminóide: é uma planta de clima mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical, altura média de 1.8 a 2.4m. Deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e deve ser regada regularmente. Indica-se adubações na primavera e verão à fim de estimular o crescimento e a floração. A floração se mantém por um longo período e é mais intensa em climas amenos.

Lavanda: é uma planta que pode atingir de 30cm à 2m de altura, floresce no inverno, outono e primavera, é uma planta que requer pouca iluminação e pouca água. O solo para o plantio deve ser preparado com um mix de areia, terra e composto orgânico. Após a sua adaptação resiste à secas e geadas. 

Manacá-de-Cheiro: encontra-se nas categorias de arbustos, mas com facilidade de tornar-se uma arvoreta, é uma planta de clima equatorial, subtropical e tropical, altura média de 1.8 a 2.4m, mas pode atingir até 3m. Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo enriquecido com matéria orgânica e sendo regada regularmente. Adapta-se à podas de formação e ao frio.

Camélia: é um arbusto que produz flores isoladas durante o outono e inverno. Resistente ao frio e pode ser cultivada à meia-sombra. Deve ser plantada em solo rico em matéria orgânica. Recomenda-se adubação para estimular a floração. Sua altura pode variar de 1.2m a 3.6m.

Jasmim: é encontrada na forma de trepadeira, em vaso e árvore, deve ser cultivada preferencialmente a pleno sol, são muito utilizadas como cercas vivas e pode alcançar até 4m de altura.

Plumeria flowers

Dama-da-Noite: muito popular pelo cheiro de suas flores, é uma planta na forma de arbusto de clima equatorial à tropical, altura média de 1.2 porém podendo chegar até 4.7m. Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra. Floresce na primavera e verão.

Madressilva: é um arbusto, de altura média de 6.0 a 9.0m, podem ser plantadas em vasos ou diretamente no solo (mistura de terra, areia e composto orgânico), é uma planta resistente ao frio. Deve ser cultivado a pleno sol e regada periodicamente.

Viburno: é uma planta arbustiva, suas folhas dificilmente caem com o vento, muito utilizadas como cerca-viva principalmente para canteiros próximos a piscinas. Cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, recomenda-se a adubação no inverno. Resistente ao frio e quando adaptada resiste a secas.

Murta: é um arbusto grande ou arvoreta, pode ter altura variável de 4.7m a 9.0m. Durante o ano todo florescem, os frutos são atrativos para os pássaros. Deve ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e drenável, deve ser regada periodicamente.

Rosas: deve ser plantado em local arejado, sem corrente de ar, o solo deve ser adubado três vezes ao ano, a irrigação deve ser feita todos os dias durante o verão e de maneira alternada durante o inverno. Sua altura pode variar de 30cm a 2m., poda é aconselhada ser feita nos meses de junho, julho e agosto para garantir a floração na primavera.

Calêndula: deve ser cultivado a pleno sol. Tolerante ao frio, porém não resiste a temperaturas extremas, o solo deve ser fértil e bem drenado, a adubação do solo possibilita obtenção de plantas mais altas e com mais flores. Sua altura pode variar de 30cm a 50cm.

Lírios: seu cultivo deve ser feito a pleno sol ou meia-sombra, tem dimensões de 60cm a 100cm. Resistente a ambientes adversos, sua época de floração é dependente do clima, porém a maioria floresce entre o fim da primavera e o fim do verão.

Angélica: é uma planta bulbosa, seu florescimento ocorre no final do verão e outono, deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica. Sua irrigação deve ser regular. Tem altura média de 0.4m a 0.6m.