PLANTAS PARA ATRAIR PÁSSAROS E BORBOLETAS

Pássaros e borboletas não vão se aproximar do seu jardim se ele não for uma fonte de alimento para suas necessidades.

E uma das formas mais indicadas é plantar em casa espécies frutíferas e floríferas, ricas em néctar.

São incontáveis as espécies de pássaros que apreciam frutos, como os sábias, sanhaços e bem-te-vis. Se você vive em uma cidade grande onde a maior incidência é de pequenas aves, opte por espécies cujos frutos são pequenos, doces e fáceis de engolir. As mais indicadas são as árvores que dão amoras, pitangas, acerolas e jabuticabas. Os frutos de aroeira-mansa, palmeiras e romãs também são muito apreciados.

Se você vive em uma região um pouco afastada dos grandes centros e tem bastante espaço disponível, abuse também de árvores como a figueira, que pode atrair pica-paus, maritacas e até tucanos. Só tenha o cuidado de usar defensores biológicos para combater as pragas que atacarem essas plantas. Assim, você não causa mal aos passarinhos nem altera o sabor das frutas.

O beija-flor vivem basicamente do néctar retirado das flores e essa é, portanto, a maneira ideal de atraí-los. As plantas que mais atraem os beija-flores, são : Grevílea-anã, Sálvia-bicolor, Hibisco, Russélia, Camarão-vermelho, Lanterninha-japonesa, Agapanto, Clerodendro , Ixora , Helicônias, Cosmos e Girassol.

As borboletas, são atraídas por plantas como a Triális, Pentas, Lantana-cambará, Cravo de defunto, Sálvia, Maria-sem-vergonha, Amor perfeito, Planta-camarão, Ixora, Verbena, Petúnia-perene e Estrela-do-egito.

Fonte: Revista Natureza e Jardineiro Net