COMO CUIDAR DO SEU …
O Verão é época de admirar o grande número de espécies que estão florescendo e frutificando, mas também é época de cuidados especiais, nesse período as plantas necessitam de mais regas, principalmente as que ficam expostas ao sol, essas em dias muito quentes e sem chuva devem ser regadas pela manhã e no final da tarde. As plantas de interiores devido ao fato de o ar ficar muito seco, também necessitam de regas adicionais.
Junto com o calor e as chuvas, chega uma imensa quantidade de insetos e pragas, para prevenir remova folhas e flores murchas ou secas, deixe o ambiente bem ventilado, no caso dos jardins pulgões e cochonilhas são os maiores vilões da época. A pulverização com calda de fumo é recomendada (veja em nossas dicas a receita). O Verão é democrático, incentiva o crescimento de belas plantas, mas também de ervas daninhas, como as tiriricas perigosas para a grama e outras forrações. É comum ouvir nessa época queixas de que o gramado está infestado de mato. Ao primeiro sinal de pragas, arranque-as com uma ferramenta chamada inço que tira essas pragas com a raiz.
No caso de grandes ataques, sugerimos que nos consulte, pois em muitos casos é necessária a aplicação de herbicidas seletivos, que matam a praga e poupam as outras plantas.
Quando você se surpreender com um vaso completamente seco, cheio de flores e folhas murchas, cuidado isso ocorre porque o solo ficou compacto e endurecido impedindo a entrada da água, nesse caso é necessário tomar providências urgentes para evitar que a planta morra.
Com um garfo, tente quebrar o torrão sem danificar as raízes. Em seguida, mergulhe inteiramente o vaso num balde de água, deixando apenas as folhas para fora. Borrife a folhagem com água e mantenha o vaso submerso até pararem de subir bolhas de ar.
Retire a planta do balde e deixe o excesso de água escorrer pelo furo de drenagem, aproveite a terra úmida e revolva mais profundamente o solo. Se der, substitua a camada superficial por um substrato novo. Se após algumas semanas a planta tornar a ficar murcha e ressentida, substitua inteiramente o substrato por uma terra nova, bem solta e rica em nutrientes.
Adubação no Verão:
A maioria das espécies vegetativas estava hibernando no inverno e agora estão em intensa atividade, então é uma boa época para se fazer uma adubação mineral com NPK 10 x 10 x 10 para folhagens e gramado e NPK 04 x 14 x 08 para floríferas e frutíferas.
Fonte de Pesquisa: Revista Natureza
Revista Casa Claudia