COMO FAZER BONSAI

Essa técnica é muito antiga e foi desenvolvida na China, mas foi o Japão que a tornou mundialmente famosa e hoje é considerada uma terapia para os adeptos desse hobby.

Não existe uma altura padrão para o bonsai, ele pode ter desde alguns poucos centímetros até mais de um metro, ele pode ter uma formação normal ou pode ser contorcido.

O primeiro passo é a escolha da planta, o ideal são espécies que possuem pequenas folhas e pequenos galhos, como o Pinheiro-Japonês, Romãzeira, Piracanta, Cerejeira e a Azaléia. Após a escolha da planta, você deve adquirir o vaso, ele deve ser raso, largo e possuir buracos para drenagem.

A muda a ser plantada deve ser pequena, ter no máximo com 15 cm. de altura e deve estar enraizada (é necessário podar o excesso de raiz). O solo deve ter o seguinte substrato: uma parte de terra, uma de areia e uma de húmus de minhoca, misture bem e peneire.

Não se esqueça de colocar pedrinhas no fundo do vaso para fazer a drenagem.

Após o plantio você deve regar seu bonsai. As regas em geral nunca devem ser em excesso, o ideal é pouca quantidade, uma vez ao dia e no verão se necessário duas vezes ao dia (nunca utilize prato embaixo do vaso). O vaso deve ser deixado ao ar livre com bastante incidência de sol.

É hora de começar a trabalhar com o Bonsai.

Primeiramente faça um novo substrato e retire com cuidado a muda do vaso, troque a terra e faça uma poda das raízes mais longas, procure dar uma forma arredondada ao torrão. A coloque novamente no vaso, se ela não ficar firme, passe um arame pelo buraco de drenagem do vaso e amarre a planta, isso vai fazer com que ela fixe melhor.

Conforme a planta for crescendo o vaso deve ser trocado, mas lembre-se que o tamanho do vaso é que vai limitar o tamanho do Bonsai, quanto ao solo ele deve ficar no nível da borda do vaso.

O próximo passo é a poda da planta, não existe uma regra para isso, mas devemos ter em mente o desejo final, que é a tornar uma miniatura de uma árvore, lembre-se que o excesso de galhos pode gerar ramos finos demais, então devemos manter somente os galhos estratégicos. Comece pelo galho central deve ser cortado ao meio, os galhos laterais mais grossos devem ser podados mais drasticamente e os galhos finos mais delicadamente. Caso algum galho, esteja interferindo no formato desejado, faça a poda bem rente ao tronco principal.

A formação dos galhos depende das amarrações, utilize somente arame de cobre ou alumínio encapado, para que as plantas não se machuquem, amarrações bruscas pode quebrar algum galho.

Agora é só ir cuidando de seu Bonsai, limpando as folhas e galhos periodicamente, musgo e ervas pequenas devem ser deixadas no vaso, a adubação é um dos fatores mais importantes para uma boa floração e um bom desenvolvimento da planta.
A adubação deve ser feita a cada quinze dias, desde o início da primavera até o final do verão, com adubo líquido ou orgânico á base de farinha de osso e torta de mamona. As adubações durante o inverno devem ser evitadas.

O segredo maior para se ter um bonsai é a PACIÊNCIA.